Além de promover experiências de relaxamento e bem-estar, a prática de viajar pode ser uma aliada do empreendedor em sua jornada profissional. A constatação tem base na vivência de Stephen Hockley, colunista do site Inc. Magazine. Especializado nos temas de trabalho remoto e qualidade de vida, ele acumula a experiência de ter trabalhado nos cinco continentes do mundo em setores diversos .
Hockley afirma que as viagens tiveram um impacto significativo em sua carreira e elencou como elas podem auxiliar empreendedores em seus negócios de três formas:
Uma viagem é sempre uma oportunidade para conhecer muitas pessoas novas. Algumas delas podem ser benéficas para o negócio, afirma o especialista. Além de ampliar contatos, a experiência permite o conhecimento de vivências variadas e a união com pessoas que podem estar na mesma situação. “Tudo isso significa que a oportunidade de networking proporcionada pelas viagens é incomparável”, frisa.
Viajar, segundo Hockley, também possibilita adquirir muitos conhecimentos e insights sobre ideias de negócio. “Opiniões e ideias diversas significam a oportunidade para perspectivas novas e frescas, além de oportunidades únicas de crescimento. Sem dúvida, uma das partes mais valiosas da viagem é a exposição a diferentes métodos de realização de tarefas”, reforça o colunista.
As viagens também são uma oportunidade para reavaliar os aspectos do trabalho que não estão mais sendo produtivos. “Se você estiver se afastando de pessoas problemáticas que não estão ajudando você e sua empresa, as viagens colocarão distância física entre você e elas. Se você precisar de uma chance de tomar decisões sem ser influenciado, isso lhe dará esse espaço. Viajar é ótimo para capacitá-lo a resolver problemas”, exemplifica Hockley, acrescentando que viajar também mantém a mentalidade em constante renovação.